Como criar um modelo de boleto?

Atualizado 1 week ago por Rafael Lima

No Boleto Simples é possível criar modelos de boleto com informações pré-configuradas e personalizações, que tornam a emissão dos boletos ainda mais prática e profissional. 

No menu Acessar, clique em Modelos de Boletos.

16084.png

Clique no botão verde para Cadastrar o seu primeiro modelo

 

04082.PNG

Se você já tem um modelo cadastrado e quer criar um novo, clique em Ações e Novo Modelo.

 

16085.png


Dê um Nome para o seu modelo e escolha a Carteira para a qual ele será utilizado, caso você tenha mais de uma. 

Depois, personalize o modelo incluindo um Logotipo da sua empresa. Ele aparecerá no canto superior esquerdo de todos os boletos, dando uma aparência mais profissional e confiável ao documento de cobrança.

O logo precisa ser retangular, estar no formato JPEG ou PNG e preferencialmente nas proporções de 150x50 pixels, mas caso o tamanho não seja exatamente esse o sistema irá redimensioná-lo. 

04084.PNG

Depois, escolha se o seu modelo terá Marca d'água ou não. A marca d'água ao fundo do boleto é um recurso de segurança que ajuda a evitar fraudes.

Clique em Salvar Modelo.

04085.PNG


Agora você já pode visualizar o seu modelo com o logotipo e, neste caso, com a marca d'água também.

Clique em Alterar Configuração para você estabelecer valores padrão que poderão ser usados automaticamente nos seus boletos gerados a partir desse modelo.

04086.png


Complete os campos que desejar com valores padrão. Isso é útil para campos nos quais você queira usar sempre a mesma informação nos boletos emitidos usando esse modelo, por exemplo Local de Pagamento, DemonstrativoInstruções para o Caixa e o Aceite.

Você pode incluir variáveis de substituição no Demonstrativo e Instruções para o Caixa, como a data de vencimento, a parcela do carnê dentre outras informações. Para saber mais: Adicione variáveis ao Demonstrativo e Instruções ao Caixa dos seus boletos

Caso você efetue a cobrança de boletos em nome de outras empresas que os emitiram, pode criar um modelo para cada empresa e cadastrar em cada um deles o Nome e o CPF ou CNPJ do Avalista, ou seja, do emissor.


Os campos de Juros de MoraMulta por Atraso e Quantia também poderão ser completados se você quiser usar valores padrão.

Na Validação em Segundo Plano, escolha "true" se quiser que seja possível colocar apenas o CEP do cliente na hora da criação do boleto e, dessa forma, os outros campos de endereço (Rua, Número, etc) sejam completados automaticamente. 

Para terminar, clique em Salvar Configurações.  

04088.PNG

Para criar mais um modelo ou excluir o já criado, clique no menu Mais.

040810.png


Para utilizar esse modelo quando estiver criando um novo boleto, selecione-o no campo Modelo e os valores dos campos configurados serão automaticamente preenchidos. 

040811.png

Como você avalia esse artigo?