Como cancelar um boleto?

Atualizado 1 month ago por Karina Matta

Em certas ocasiões pode ser preciso cancelar um boleto depois de gerá-lo, como quando ele é gerado em duplicidade, um dado é inserido errado ou você simplesmente deseja que ele não fique mais disponível para pagamento. Através do Boleto Simples, é possível cancelar um boleto a qualquer momento e com apenas alguns cliques.

Veja neste artigo como fazê-lo e também como informar ao banco.

Caso você saiba previamente que um boleto deverá ser cancelado no banco uma determinada quantidade de dias após o vencimento caso não seja pago, programe dias corridos para baixa ao gerar ele. Desta forma a baixa será feita automaticamente, conforme configurado. Veja como neste artigo.

Cancelar um boleto individual

Primeiro, localize o boleto que deseja cancelar e acesse a página dele.

Na barra superior da tela do boleto, terá a opção Mais e, ao clicar nela, irá aparecer a Cancelar.

Cancelar diversos boletos

Se for o caso, também é possível cancelar seus boletos em lote, ou seja, não seria necessário entrar na página de cada um fazer este processo de forma individual.

Na página de boletos, selecione os que deseja através das caixas à esquerda e, após, clique no botão Cancelar que irá aparecer.

Informar ao banco

Ao cancelar seus boletos no Boleto Simples, é essencial informar ao banco desta ação, para que o título seja baixado lá também e passe a ficar indisponível para pagamento.

A ocorrência com o Pedido de Baixa será gerada automaticamente após o boleto ser cancelado, devendo ser transmitida em um arquivo de remessa gerado através de nossa plataforma e enviado ao banco através de seu internet banking.

Caso deseje gerar um arquivo de remessa com apenas esta ocorrência, enquanto existem outras pendentes, veja como fazê-lo.


Como você avalia esse artigo?


Powered by HelpDocs