O Boleto Simples é para o meu negócio?

Atualizado 5 months ago por Karina Matta

Você já sabe que oferecer a opção de pagamento por boleto bancário pode ser essencial para o crescimento e prosperidade do seu negócio, uma vez que muitos clientes não possuem cartão de débito ou crédito ou simplesmente preferem fazer o pagamento através de boletos.

O serviço que a nossa plataforma oferece tem por objetivo te ajudar a gerenciar e facilitar a emissão de um volume considerável de boletos emitidos por mês, e hoje atendemos diversos tipos de negócios: e-commerces, lojas, agências, condomínios e escolas, para citar alguns. Oferecemos uma plataforma que é adaptável ao seu negócio, que está sempre se atualizando, leva suas sugestões para melhoria em consideração, oferece diversas possibilidades de integrações e possui um suporte pronto para responder todas as suas dúvidas.

Temos também uma base de conhecimentos bem extensa, onde você pode ler mais detalhadamente sobre vários dos aspectos do funcionamento da nossa plataforma e conseguir facilmente respostas para as suas dúvidas.

Quando novas pessoas descobrem nossa plataforma, é comum que tenham diversas perguntas para nós e que se perguntem se o que oferecemos se ajusta às necessidades de seu negócio.

Caso tenha alguma pergunta específica, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco em qualquer um de nossos canais do suporte, mas existem alguns pontos gerais que podemos abordar:

  1. Nosso objetivo

Oferecer uma plataforma para emissão e registro de boletos bancários, em conformidade com a Nova Plataforma de Cobrança da FEBRABAN e as regras do BACEN e um sistema eficiente de gerenciamento de pagamentos e cobranças para aqueles que têm uma volume considerável de emissão de boletos por mês.

Nossos usuários podem se cadastrar usando tanto apenas seu CPF quanto seu CPF e CNPJ.

  1. Modos de cobrança que você pode usar

Cada negócio tem a sua operação. Pensando nisso, no Boleto Simples você pode utilizar 3 modos de cobrança baseados na emissão de boletos: boleto, carnê e assinatura.

  1. Não somos intermediários

Um dos pontos positivos de utilizar a nossa plataforma, é que não agimos como um intermediário entre nossos usuários e seus clientes. Isto quer dizer que o valor pago pelos seus boletos cai diretamente na sua conta e que o boleto vem com o nome da sua empresa como beneficiário.

  1. Carteira de cobrança e banco

Para poder usar nosso sistema corretamente e receber o pagamento pelos seus boletos diretamente em sua conta corrente, é necessário que você já possua uma Carteira de Cobrança e cadastre-a em nossa plataforma; este é um serviço contratado junto ao banco que permite a emissão de boletos bancários e, sem ela, não é possível gerar boletos.

Você pode utilizar o Boleto Simples, caso tenha uma Carteira de Cobrança em um dos 19 dos maiores bancos do país com os quais temos integração.

  1. Registro automático dos seus boletos

Com a Nova Plataforma de Cobrança, todos os boletos precisam ser registrados e, usando o Boleto Simples, você pode fazer isto tanto manualmente (através da troca de arquivos de remessa e de retorno) ou automaticamente. Hoje trabalhamos com duas modalidades de registro automático: através da VAN e através do Web Service, sendo que este é um serviço opcional e cobrado à parte.

A VAN é um serviço feito por uma empresa parceira que oferece um fluxo completo no tráfego automático dos arquivos, ou seja, tanto o arquivo remessa quanto o arquivo retorno são trocados automaticamente entre nós e seu banco.

Já o WebService é a modalidade mais rápida para registrar os seus boletos e a mais indicada para quem precisa ter o boleto registrado quase que imediatamente após gerado, como os e-commerces. Porém, ainda é necessário trazer o arquivo de retorno através da VAN ou manualmente.

Saiba mais sobre o registro automático através da VAN e do WebService.
  1. Integrações e API

Oferecemos para todos os nosso assinantes uma API que pode ser facilmente integrada ao seu sistema e adaptada às suas necessidades, é só entrar em contato com o seu desenvolvedor e discutir com ele o que você planeja. Tenha acesso à nossa documentação aqui e ao nosso open source aqui.

O Boleto Simples também pode te poupar muito tempo com as diversas integrações que oferecemos através do Zapier e da Pluga; nossos módulos de integrações com algumas plataformas de e-commerce como o WoocomerceShopify e Magento; e o ERP do TOTVS RM.

  1. Régua de cobrança

Também oferecemos uma ótima opção para automatizar a sua régua de cobrança e evitar inadimplência: as nossas notificações automáticas por e-mail.

Para usá-las, basta cadastrar um e-mail de remetente em nossa plataforma e criar as notificações através do seu acesso. Você pode, por exemplo, cadastrar uma notificação para ser enviada aos seus clientes 15, 7, 3 e 1 dia antes do vencimento de um boleto.

Existem também outros tipos de notificações; leia mais em Como enviar notificações automáticas por e-mail?
  1. Nossas opções de assinaturas

Nossa cobrança não é feita por boleto compensado. Os planos do Boleto Simples variam de acordo com o número de carteiras de cobrança que podem ser cadastradas e a quantidade de boletos emitidos no mês e você pode checá-los na nossa página de preços.

Você pode testar nossa plataforma por 14 dias de graça; durante este período permitimos a geração de até 50 boletos e o cadastro de até 1 carteira de cobrança. E, caso a nossa plataforma não atinja suas expectativas após a contratação de uma das assinaturas, basta você nos enviar um e-mail com o assunto "Quero cancelar minha conta e ser reembolsado" em até 30 dias após o pagamento da primeira mensalidade, que nós retornaremos o seu dinheiro sem questionar o motivo e sem criar barreiras.

  1. A cobrança dos planos

A cobrança dos nossos planos são feitas de forma pré-paga: pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual, dependendo da assinatura contratada. As únicas outras cobranças feita por nós seria no caso de em determinado mês haver uma emissão de boletos excedente ao seu plano ou caso você opte por contratar o serviço de registro automático dos boletos.

Leia mais sobre a nossa cobrança em Como funciona a cobrança dos planos do Boleto Simples?


Como você avalia esse artigo?