Como importar boletos através de uma planilha em Excel ou do Google Sheets?

Atualizado 1 month ago por Matheus Gonçalves

No Boleto Simples, você consegue importar vários boletos de uma vez através de um arquivo CSV, que pode ser gerado de um planilha Excel ou do Google Sheets.

Esses boletos podem ser para fins de histórico, ou seja, boletos que já venceram e até mesmo foram pagos pelos seus clientes; ou para fins de emissão em lote, você pode emitir vários boletos de uma vez utilizando o arquivo CSV, inclusive eles serão enviados por e-mail ao seu cliente caso você tenha criado uma notificação automática com o envio de boleto.

Você pode seguir o tutorial abaixo para importar os seus boletos agora mesmo:

I. No menu Ações, você deve clicar em Importar Boletos via CSV.

    II. Você pode utilizar nossos arquivos de exemplo (CSV, Excel ou Google Sheets) ou pode gerar sua própria planilha do zero seguindo as Instruções.

    Se você já tem um planilha pronta com todos os boletos, você não precisa se preocupar com a ordem das colunas, mas garanta os tópicos (ex.: Nosso Número, ID do Cliente, Valor, etc.) estejam escritos corretamente na primeira linha 
    Os numerais em Valor devem ser escritos usando a vírgula para separar casas decimais. Por exemplo: 100,00 ao invés de 100.00

    III. No nosso caso, vamos utilizar o exemplo do Google Sheets. Ao abrir o exemplo, sugerimos que você clique em Arquivo e Fazer uma Cópia, assim você vai poder alterar o arquivo com os seus dados e salvar o arquivo no seu Drive.


    IV.
    Agora que você tem a sua própria planilha, basta preencher com os dados dos seus boletos.

    Atente-se para os dados do cliente! O ID dele no Boleto Simples não necessariamente será o mesmo do seu controle interno. Caso seja um cliente que você ainda não cadastrou no Boleto Simples, coloque todas as informações na planilha. O CPF e/ou CNPJ são os dados mais importantes e, caso estejam errados, o boleto não será gerado.


    V.
    Após preencher com todas as informações necessárias, realize o download do arquivo em CSV (Arquivo > Fazer download como > Valores separados por vírgula (csv, página atual)).

    Caso esteja fazendo este processo através do Excel, o formato correto ao salvar o arquivo é CSV (comma delimited) (*.csv) ou CSV (delimitado por vírgulas) (*.csv)


    VI. Com o arquivo CSV salvo no seu computador, agora você deve acessar novamente o menu Ações > Importar Boletos via CSV e carregar seu arquivo no quadrado tracejado azul.

    Ao término do carregamento você receberá um alerta que a importação foi realizada com sucesso. 

    Se houver algum tipo de inconsistência ou erro nos dados inseridos na planilha ao importar o arquivo, o sistema irá gerar os boletos com informações corretas e irá ignorar os que tenham informações equivocadas; detalhando os erros como na imagem a seguir, para que você possa revisá-los:



      Como você avalia esse artigo?