Como ativar o PIX do Santander?
O PIX é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos. Este artigo irá te auxiliar na ativação para geração dos QR Codes do PIX do Santander e assim passar a receber nessa modalidade.
Passo 1 - Contato com o banco
Entre em contato com o seu banco e informe que você deseja utilizar a API de PIX. Se desejar, copie o texto abaixo para encaminhar ao seu contato no Santander:
Sugestão de e-mail ao Santander
Tenho interesse na geração do QR Code do PIX através da API do Santander. Utilizo um sistema chamado Boleto Simples que já possui integração com o Santander para a geração dos mesmos. Segundo eles, precisarei realizar a validação de um certificado e inserir as credenciais no sistema deles. Podem me ajudar com isso?
Seguem os dados da minha empresa:
Razão Social:
CNPJ:
Ag.:
C/c.:
Obrigado
Passo 2 - Envio e validação de certificado
O banco te encaminhará para área responsável que, muito provavelmente, vai enviar a documentação que já está implementada no Boleto Simples. Solicite suporte para envio e validação do certificado digital. Segundo a documentação do banco, abaixo estão as especificações do certificado:
Certificado tipo Client de 2048 bits. Para efetuar o cadastramento no ambiente de segurança do Banco, pedimos que seja enviado o arquivo no formato .CER referente ao certificado adquirido (por favor converter a extensão do .cer pra .txt para que possa chegar ao banco).
Feita a validação do certificado, o banco encaminhará para você por e-mail as credenciais: Client ID e Client Secret.
Passo 3 - Importação do certificado no Boleto Simples
Acesse sua conta no Boleto Simples e vá no menu Conta > Segurança > Certificados. Clique no botão verde Novo Certificado. Adicione os dados solicitados e importe o certificado no Boleto Simples.
Passo 4 - Inclusão das credenciais no Boleto Simples
Agora que você importou o certificado com sucesso, acesse o menu Integrações e Conexões. Clique em Cadastre sua primeira conexão e selecione o logo do banco Santander. Dê um nome para essa conexão, como, por exemplo "PIX - SANTANDER - NOME DA EMPRESA", insira as credenciais e selecione o certificado que você acabou de importar.
Passo 5 - Criação da Conta PIX
Com todos os dados necessários para começar a gerar o PIX, você deve agora criar um conta PIX. Para isso acesse o link das suas contas clicando aqui e cadastre essa nova conta. Selecione o banco Santander, dê um nome para a sua conta, como, por exemplo "CONTA PIX - SANTANDER - NOME DA EMPRESA" e inclua a chave do PIX. Prossiga com os demais procedimentos até que o sistema confirme que a conta PIX foi ativada com sucesso. Concluindo este passo, os seus boletos ainda não estarão gerando o PIX no formato boleto híbrido.
Passo 6 - Ativação do PIX e geração dos boletos híbridos
Para ativar o PIX da sua carteira e começar a disponibilizar a opção de pagamento via PIX aos seus clientes, você deverá incluir a conta PIX à sua carteira. Para fazer isso, siga os passos deste artigo: Como ativar o PIX para a sua carteira no Boleto Simples?