Como funcionam as subcontas do Boleto Simples?

Atualizado 3 months ago por Matheus Gonçalves

O Boleto Simples foi criado para ser uma interface intuitiva para a geração e gestão de boletos e cobranças e, também, para ser uma API robusta para integrações com outros sistemas e sites. A subconta une esses dois mundos!

Por que utilizar a subconta?

A subconta é uma conta dentro da sua conta do Boleto Simples. A partir dela, você ou seu cliente tem acesso a todas as funcionalidade do sistema e poderá cadastrar carteiras, emitir boletos e gerenciar as cobranças de forma independente da conta principal ou de outras subcontas.

Para entender melhor, abaixo explicamos alguns casos comuns de uso da subconta:

👉 Desenvolvedores de software: em muitos casos, os desenvolvedores podem criar uma integração entre os seus sistemas e o Boleto Simples. Contratando um dos nossos planos, o desenvolvedor poderá incluir carteiras e gerar boletos aos seus clientes. Adicionalmente, poderá criar uma subconta para cada um desses clientes utilizando o mesmo plano já contratado para ter acesso ao nosso painel e usufruir de todas as funcionalidades, incluindo aquelas que não estão integradas ao sistema.

O plano contratado será distribuído entre a conta principal e as subcontas, ou seja, se o plano é de 10 carteiras e 5 mil boletos/mês, o proprietário da conta principal poderá distribuir da forma que lhe convém as carteiras e o volume de emissão.

👉 Franqueador e fraqueados: muitas vezes as franquias possuem um sistema em comum ou, pelo menos, um controle centralizado de suas cobranças. Com o Boleto Simples, o franqueador pode contratar um plano e criar subcontas para cada uma de suas franquias e, dessa forma, integrar ao seu sistema próprio e centralizar todas as cobranças no Boleto Simples, sendo que, cada franqueado ficará responsável por gerenciar sua subconta.

👉 Redes de ensino: os boletos e as cobranças são muito comuns na área de educação. Cada uma das instituições dentro de uma rede de ensino poderá ter sua própria subconta e gerenciar com a própria equipe, além de ter suas réguas de cobrança próprias, bem como um custo reduzido, já que o plano do Boleto Simples fica mais em conta com um volume maior.

Principais vantagens

Entendendo melhor alguns casos de uso, abaixo elencamos as principais vantagens de utilizar a subconta:

👉 Custo mais baixo: contratar apenas um plano e incluir subcontas no mesmo fica mais barato do que criar um plano para cada um dos seus clientes, franqueados ou escolas (conheça nossos planos).

👉 Controle e acesso do seu cliente: com acesso à nossa interface, o seu cliente consegue utilizar todas as funcionalidades do Boleto Simples e, dessa forma, conseguirá tirar mais vantagem do sistema.

👉 Suporte do Boleto Simples: caso o seu cliente precise de suporte em relação ao nosso sistema, ele poderá nos chamar no chat e você não precisará intermediar isso entre ele e o Boleto Simples.

👉 Independência das carteiras e confidencialidades das cobranças: a conta principal e as outras subcontas não tem acesso e nem pode visualizar os dados da carteira, boleto, cliente, notificação de uma subconta.

Como funciona o plano e as cobranças do Boleto Simples quando eu utilizou uma subconta?

Quando você criar uma subconta no Boleto Simples, você deverá atribuir:

- Quantidade de carteiras de cobrança

- Volume mensal de boletos

- Quantidade de usuários

Fazendo isso, o seu cliente poderá utilizar essas quantidades de dentro do seu plano para fazer uso do Boleto Simples.

Por exemplo, se você tem um plano de 1.500 boletos/mês, 3 carteiras de cobrança e 5 usuários. Você poderá atribuir quantidades aos seu cliente até o limite do seu plano, como, por exemplo: 500 boletos, 1 carteira e 2 usuários. Dessa forma, restará para você 1.000 boletos/mês, 2 carteiras e 3 usuários que você poderá utilizar na conta principal ou poderá distribuir para novas subcontas.

Saiba como cadastrar uma subconta.


Como você avalia esse artigo?


Powered by HelpDocs (opens in a new tab)