Como ativar o envio automático dos arquivos de remessa e retorno (EDI)?

Atualizado 3 months ago por Matheus Gonçalves

O Boleto Simples elimina diversos trabalhos manuais e faz sua empresa ganhar tempo!

Uma das funcionalidades que mais facilitam o dia a dia dos nossos clientes é o EDI (Eletronic Data Interchange), que nada mais é do que a troca automática dos arquivos de remessa e retorno entre o Boleto Simples e o seu banco.

Para ativar essa automatização você deverá autorizar o Boleto Simples a acessar o diretório desses arquivos no banco.

Com a sua autorização acessaremos apenas o diretório dos arquivos de remessa e retorno. Não teremos acesso a nenhuma outra informação da sua conta bancária.

Passo 1 - Selecionando a carteira

O EDI deverá ser ativado por carteira de cobrança. Por isso, caso você tenha mais de uma carteira cadastrada no Boleto Simples, você deverá, se assim desejar, repetir estes passos para cada uma delas.

Clique no menu superior Cobrança Boleto, Configurações e Carteiras:

Nessa tela você tem acesso a todas as sua carteiras listadas

Na coluna EDI você consegue visualizar quais já possuem essa automatização ativa. Na carteira que deseja ativar essa função clique em Ativar:

Caso você já tenha todos os dados cadastrados necessários para gerar a carta, você receberá ela por e-mail e poderá fazer o download pela interface. Caso ainda não tenha preenchido os dados, você será redirecionado ao formulário de edição da carteira onde deverá preencher:

  • Nome do Gerente
  • Nome do Responsável
  • E-mail do Responsável
  • Celular do Responsável
  • Logomarca da Empresa

Finalizando o preenchimento dos dados, proceda com novamente com a solicitação de ativação do EDI para ter acesso à carta de autorização.

Passo 2 - Conectando Boleto Simples e o Banco

A carta gerada autoriza o Boleto Simples a trocar os arquivos de remessa e retorno com o banco por você. Assine a carta e envie ao seu gerente bancário. Essa carta será encaminhada à área do banco responsável pelas integrações.

A partir da entrega da carta, você não precisará fazer mais nada. O banco vai entrar em contato com o nosso parceiro de integração, E-Sales (VAN), para finalizar o processo.

Caso seu gerente tenha dúvidas sobre como proceder internamente para habilitar a integração, peça para ele entrar em contato com o Boleto Simples através do telefone ou e-mail inscritos na carta: 3003-0386 (sem DDD).

Após a entrega da carta. O EDI não estará ativado ainda. Por isso é importante que você continue fazendo o envio dos arquivos manualmente até que a nossa equipe confirme a ativação.

Passo 3 - Confirmando a ativação do EDI

Quando o EDI for ativo por ambos os lados, banco e Boleto Simples. Nossa equipe enviará um e-mail ao endereço principal da sua conta confirmando essa ativação e dando algumas instruções de como proceder nas primeiras emissões.

Após a conexão via EDI estar ativa, você não terá mais acesso aos arquivos de remessa e de retorno através do seu internet banking. Apenas através do Boleto Simples.

Planos contratados a partir de 01/04/2020 possuem esse serviço incluso no plano. Para planos contratados anteriormente essa ativação poderá ocasionar em uma cobrança por boleto registrado. Consulte o seu plano no menu Planos e Pagamentos ou converse com a nossa equipe de suporte.

Além do tráfego automático dos arquivos de remessa e retorno (EDI), também disponibilizamos o registro via Web Service dos bancos. Entenda quais são as diferenças entre os dois serviços.


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