Como ativar o envio automático dos arquivos de remessa e retorno?

Atualizado 3 months ago por Matheus Gonçalves

O Boleto Simples elimina diversos trabalhos manuais e faz sua empresa ganhar tempo!

Uma das funcionalidades favoritas dos nossos clientes é o EDI (Eletronic Data Interchange), que nada mais é do que a troca automática dos arquivos de remessa e retorno entre o Boleto Simples e o seu banco.

Para ativar essa automatização você deverá autorizar o Boleto Simples a acessar o diretório desses arquivos no banco.

Com a sua autorização acessaremos apenas o diretório dos arquivos de remessa e retorno. Não teremos acesso a nenhuma outra informação da sua conta bancária.

Passo 1 - Selecionando a carteira

O EDI deverá ser ativado por carteira de cobrança. Por isso, caso você tenha mais de uma carteira cadastrada no Boleto Simples, você deverá, se assim desejar, repetir estes passos para cada uma delas.

Além disso, essa funcionalidade está disponível apenas para quem tem um plano contratado no Boleto Simples e para carteiras que já estão homologadas.

Clique no menu superior Acessar e, em seguida, Carteiras:

Nessa tela você verá todas as sua carteiras listadas conforme imagem abaixo:

Na coluna VAN (retângulo laranja) você consegue visualizar quais das suas carteiras estão com o EDI ativo. Na carteira que deseja ativar essa função clique em Inativa.

Passo 2 - Preenchendo o formulário

O sistema vai carregar um formulário, onde ele já estará praticamente preenchido. Preencha as informações faltantes e clique em Enviar.

Em alguns minutos você receberá essa carta por e-mail em PDF.

Passo 3 - Conectando Boleto Simples e o Banco

A carta que você recebeu por e-mail autoriza o Boleto Simples a trocar os arquivos de remessa e retorno com o banco por você.

Assine a carta e envie ao seu gerente bancário. Essa carta será encaminhada à área do banco responsável pelas integrações.

A partir da entrega da carta, você não precisa fazer mais nada. O banco vai entrar em contato com o nosso parceiro de integração, E-Sales (VAN), para finalizar o processo.

Caso seu gerente tenha dúvidas sobre como proceder internamente para habilitar a integração, peça para ele falar diretamente com o nosso parceiro de integração através dos contatos listados na carta que você gerou. Eles saberão orientá-lo sobre os passos a seguir.

Após a entrega da carta. O EDI não estará ativado ainda. Por isso é importante que você continue fazendo o envio dos arquivos até que a nossa equipe confirme a ativação.

Passo 4 - Confirmando a ativação do EDI

Quando o EDI for ativo por ambos os lados, banco e Boleto Simples. Nossa equipe enviará um e-mail ao endereço principal da sua conta confirmando essa ativação e dando algumas instruções de como proceder nas primeiras emissões.

Após a conexão via EDI estar ativa, você não terá mais acesso aos arquivos de remessa e de retorno através do seu internet banking. Apenas através do Boleto Simples.

Planos contratados a partir de 01/04/2020 possuem esse serviço incluso no plano. Para planos contratados anteriormente essa ativação poderá ocasionar em uma cobrança por boleto registrado. Consulte o seu plano no menu Planos e Pagamentos ou converse com a nossa equipe de suporte.

Além do tráfego automáticos dos arquivos de remessa e retorno (EDI), também disponibilizamos o registro via Web Service dos bancos. Entenda quais são as diferenças entre os dois serviços.


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