Como enviar o arquivo de remessa ao Sicoob?

Atualizado 2 weeks ago por Karina Matta

Seja na hora de homologar a sua carteira de cobrança ou quando você já emite boletos através do Boleto Simples é necessário registrar os seus boletos. Manualmente, isso deverá ser feito através do envio do arquivo remessa ao seu banco pelo internet banking. Veja abaixo como fazer isso se você possuir uma carteira de cobrança com o Sicoob.

Passo 1 - Salve o arquivo de remessa no seu computador

Antes de mais nada, é preciso localizar e fazer o download de seu arquivo de remessa gerado através do Boleto Simples. Isto pode ser feito de duas formas diferentes, dependendo em que estágio sua conta está:

Passo 2 - Acesse sua conta do Sicoob

Utilize os seus dados para acessar seu Sicoobnet Empresarial e localize a aba Serviços. Clicando nela, verifique que será disponibilizada a opção Transferência de arquivos, conforme mostramos na imagem abaixo:

É possível que o seu navegador abra automaticamente uma nova aba ou janela ao clicar no menu Serviços.

Passo 3 - Selecione o padrão do arquivo

Dependendo de como foi feita a contratação de sua carteira, ela pode estar configurada com o padrão de arquivo remessa CNAB 240 ou CNAB 400. Verifique qual é o seu e, dentro da seção correspondente, clique em Enviar.

Passo 4 - Selecione o arquivo

Após o passo anterior, você será redirecionado para a tela abaixo. Clique em Adicionar para que uma janela do Explorador de arquivos de seu computador seja aberta. Selecione o arquivo que deseja enviar e, em seguida, clique em Enviar.

Passo 5 - Confirme o envio do arquivo

Será solicitado para que confirme o envio e também irá dizer onde você pode consultar a situação e processamento do arquivo. Clique em Confirmar.

O sistema fará a transmissão do arquivo e, se estiver tudo certo, a mensagem abaixo será exibida:


Como você avalia esse artigo?


Powered by HelpDocs