Como baixar o arquivo de retorno do Santander?

Atualizado 10 months ago por Karina Matta

Quando você está homologando uma nova carteira no Boleto Simples ou até mesmo se já emite boletos, é essencial entender como funciona e qual a finalidade da troca dos arquivos de remessa e retorno entre nossa plataforma e a do banco.

Durante a homologação, o envio do arquivo retorno é usado como uma forma de confirmação de que o boleto teste foi registrado, ou seja, de que está tudo certo com o arquivo remessa e que você poderá usar nosso sistema. Depois, ele é usado como uma forma de atualizar o status dos seus boletos aqui, como quando o boleto é pago.

Manualmente, isso deverá ser feito baixando o arquivo retorno do seu internet banking e subindo ele no Boleto Simples. Veja abaixo como fazer isso se sua carteira for do Santander.

Passo 1 - Acesse sua conta Santander

Acessando seu login no internet banking do Santander, localize o menu Transferência de arquivos e clique nele. Após, na seção Retorno, selecione Consultar.

Passo 2 - Localize o arquivo retorno e salve em seu computador

Na página seguinte, na coluna de Produto, selecione a opção Cobrança dentre as opções. Já na coluna Layout, selecione o de sua carteira: 240 ou 400.

Caso você não saiba se o layout de sua carteira de cobrança é CNAB 240 ou CNAB 400, entre em contato com seu gerente bancário.

Repare que apenas um dos arquivos será o tipo Movimento, que será o arquivo retorno. Clique no ícone de disquete na coluna Salvar, para salvar o arquivo em seu computador.

Passo 3 - Envie o arquivo de retorno ao Boleto Simples

Quando já tiver o arquivo retorno salvo em seu computador, entre com seu e-mail e senha na sua conta do Boleto Simples e suba ele na plataforma. Isto pode ser feito de duas formas diferentes, dependendo do estágio em que está a sua conta:

  • Se estiver em fase de Homologação, verifique o que fazer ao final do Passo 6 deste artigo: Como criar e homologar a minha conta no Boleto Simples?
  • Se estiver na fase de Produção, ou seja, se já emite boletos para os seus clientes, selecione no menu Acessar, a opção Retorno. Escolha Enviar Arquivo Retorno, ou Envie seu primeiro retorno! caso ainda não tenha enviado.

A seguir, clique em Escolher arquivo para que, a partir do seu computador, você selecione o arquivo de retorno que deseja enviar ao Boleto Simples e depois em Enviar arquivo retorno.


Como você avalia esse artigo?


Powered by HelpDocs (opens in a new tab)