Como ativar o registro automático através do Web Service do Santander?
Para habilitar o acesso da sua conta do Boleto Simples ao Web Service do Santander e assim ativar o registro automático dos seus boletos, são necessários os seguintes dados:
- Emitir certificado digital de 2048 bits, pode ser o mesmo usado para emissão de nota fiscal;
- Registrar e validar o certificado junto ao banco;
- Solicitar ao gerente código da estação (cod_station);
- Nos enviar o certificado digital em formato PK/PFX e o código da estação
A maior parte desses dados são facilmente solicitados junto ao seu gerente bancário, mas a maior dúvida que nossos usuários possuem é em relação a conseguir a versão original do certificado digital em formato PK/PFX, que você recebeu ao comprar o certificado, e a senha. Acontece que precisamos instalar ele do nosso lado do sistema para que seja possível enviar uma solicitação ao banco sempre que um boleto precise ser registrado.
Caso você já não possua o original, é necessário ir ao computador onde ele está instalado e exportar essas informações. Veja neste artigo como fazê-lo em um sistema Windows XP ou posterior.
Passo 1 - Acessando a aplicação de Executar do seu computador
Clique com o botão direito do seu mouse no botão Iniciar (Windows) e selecione a opção Executar (Run). Digite Certmgr.msc na caixa de pesquisa que irá aparecer e em seguida confirme no botão OK.

Se for solicitado uma senha de administrador ou confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação. Após, o formulário de administração de certificados do Windows será aberto.
Passo 2 - Navegando pela árvore de certificados
Na janela que irá abrir, selecione a opção Pessoal e depois Certificados. Certifique-se de que está acessando a árvore do usuário atual, irá aparecer na barra superior da janela como Usuário Atual\Pessoal\Certificado (Current User\Personal\Certificates).
Do lado Direito do formulário, pode-se localizar todos os certificados cadastrado para o usuário.

Em seguida, clique com o botão direito no certificado desejado, aponte para Todas as tarefas (All tasks) e selecione em Exportar (Export).

Passo 3 - Acessando o Assistente (Wizard) de exportação de certificados do Windows
O Wizard será aberto. Clique em Avançar (Next).

Passo 4 - Exportando a chave privada
Selecione "Sim, exportar a chave privada" e clique em Avançar (Next). Lembrando que essa opção somente aparecerá se a chave privada estiver marcada como exportável e você tiver acesso a ela.

Passo 5 - Selecionando o formato do arquivo de exportação
Selecione o formato com a extensão tipo ".PFX" e clique em Avançar (Next).

Passo 6 - Nomeando o arquivo e confirmando a localização
Este processo de exportação criará um arquivo para armazenar o certificado, que você precisará nomear e escolher onde salvar.
Insira um nome para o arquivo e selecione o local onde ele será armazenado dentro do seu computador (inclua o caminho completo). Caso não saiba o caminho, clique em Procurar (Search), navegue até o local e, em seguida, digite o nome do arquivo.
Clique em Avançar (Next).

Passo 7 - Digitando e confirmando senha
Se você optar por exportar a chave privada, digite a senha que desejar, confirme-a e clique em Avançar (Next).

Passo 8 - Finalizando o processo
Na próxima página, já chegamos ao final do processo. Clique em Concluir (Finish).

Agora basta enviar o certificado digital em formato PK/PFX e senha ao seu gerente do banco para que ele seja registrado e confirmado; seu e-mail será respondido com mais algumas informações necessárias para a ativação do WebService. Em posse da resposta do banco, envie um e-mail ao suporte@boletosimples.com.br escrevendo que já possui as informações necessárias e que deseja ativar o registro automático: nós iremos informá-lo sobre os próximos passos por e-mail.