Como ativar o registro automático através do Web Service do Santander?

Atualizado 6 months ago por Karina Matta

Para habilitar o acesso da sua conta do Boleto Simples ao Web Service do Santander e assim ativar o registro automático dos seus boletos, são necessários os seguintes dados:

  • Emitir certificado digital de 2048 bits, pode ser o mesmo usado para emissão de nota fiscal;
  • Registrar e validar o certificado junto ao banco;
  • Solicitar ao gerente código da estação (cod_station);
  • Nos enviar o certificado digital em formato PK/PFX e o código da estação

A maior parte desses dados são facilmente solicitados junto ao seu gerente bancário, mas a maior dúvida que nossos usuários possuem é em relação a conseguir a versão original do certificado digital em formato PK/PFX, que você recebeu ao comprar o certificado, e a senha. Acontece que precisamos instalar ela do nosso lado do sistema para que seja possível enviar uma solicitação ao banco sempre que um boleto precise ser registrado.

Caso você já não possua o original, é necessário ir ao computador onde ele está instalado e exportar essas informações. Veja neste artigo como fazê-lo em um sistema Windows XP ou posterior.

Leia mais sobre o que é o Web Service neste artigo.

Passo 1 - Abra a janela Executar do seu computador

Clique com o botão direito do seu mouse no botão Iniciar (Windows) e selecione a opção Executar (Run). Digite Certmgr.msc na caixa de pesquisa que irá aparecer e em seguida confirme no botão OK.

Se você for solicitado uma senha de administrador ou confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação. Após, o formulário de administração de certificados do Windows será aberto.

Passo 2 - Navegue pela árvore de certificados

Na janela que irá abrir, selecione a opção Pessoal e depois Certificados. Certifique-se de que está acessando a árvore do usuário atual, irá aparecer na barra superior da janela como Usuário Atual\Pessoal\Certificado (Current User\Personal\Certificates).

Do lado Direito do formulário, pode-se localizar todos os certificados cadastrado para o usuário.

Em seguida, clique com o botão direito no certificado desejado, aponte para Todas as tarefas (All tasks) e selecione em Exportar (Export).

Passo 3 - Assistente (Wizard) de exportação de certificados do Windows

O Wizard será aberto. Clique em Avançar (Next).

Passo 4 - Exportar a chave privada

Selecione "Sim, exportar a chave privada" e clique em Avançar (Next). Lembrando que essa opção somente aparecerá se a chave privada estiver marcada como exportável e você tiver acesso a ela.

Passo 5 - Formato do arquivo de exportação

Selecione o formato com a extensão tipo ".PFX" e clique em Avançar (Next).

 Atenção: selecione apenas o primeiro e último sub-item

Passo 6 - Nomeie o arquivo e confirme a localização

Este processo de exportação cria um arquivo para armazenar o certificado, que você precisará nomear e escolher onde salvar.

Insira um nome para o arquivo e selecione o local onde ele será armazenado dentro do seu computador (inclua o caminho completo). Caso não saiba o caminho, clique em Procurar (Search), navegue até o local e, em seguida, digite o nome do arquivo.

Clique em Avançar (Next).

Passo 7 - Senha

Se você optar por exportar a chave privada, digite a senha que desejar, confirme-a e clique em Avançar (Next).

Passo 8 - Finalize o processo

Na próxima página, já chegamos ao final do processo. Clique em Concluir (Finish).

Agora basta enviar o certificado digital em formato PK/PFX e senha ao seu gerente do banco para que ele seja registrado e confirmado; seu e-mail será respondido com mais algumas informações necessárias para a ativação do WebService. Em posse da resposta do banco, envie um e-mail ao suporte@boletosimples.com.br escrevendo que já possui as informações necessárias e que deseja ativar o registro automático: nós iremos informá-lo sobre os próximos passos por e-mail.


Como você avalia esse artigo?


Powered by HelpDocs