Como homologar minha carteira de cobrança quando o gerente do banco solicita o envio de boletos e remessa para análise?

Atualizado 1 month ago por Matheus Gonçalves

Em alguns casos, os bancos podem solicitar um processo diferente do padrão. Normalmente nesses casos, o gerente solicita o envio de uma remessa e um lote de boletos.

Passo 1 - Solicitando a liberação da homologação padrão

Caso o seu gerente tenha solicitado isso, o primeiro passo é solicitar à nossa equipe de suporte que te auxilie para que você possa gerar mais boletos e uma remessa ao seu gerente. Entre em contato conosco através do e-mail suporte@boletosimples.com.br ou pelo chat.

Fazendo essa solicitação, o nosso time vai liberar a sua carteira de cobrança da homologação padrão. Dessa forma, você poderá gerar a quantidade de boletos solicitada pelo seu gerente.

Passo 2 - Gerando os boletos

Para fazer isso clique em + Criar Novo, Boleto e, então, selecione a carteira.

Preencha o formulário para gerar os boletos com um valor e data de vencimento quaisquer. Crie então a quantidade de boletos pedida pelo seu banco.

Dica! Nos dados do cliente insira Boleto Simples, que já é um cliente cadastrado por padrão e todos os dados serão preenchidos sem você precisar preenchê-los novamente.

Após emitir todos os boletos você precisará baixá-los. Para isso basta ir no menu superior Cobrança e, então, Boletos. Você verá todos os boletos que você gerou. Para cada um dos boletos, você deverá clicar em Ver Boleto.

Na página do boleto clique em Links do Boleto e, então, em Baixar em PDF.

Com todos os boleto salvos em seu computador, agora você deverá gerar a remessa.

Passo 3 - Gerando o arquivo remessa

Para gerar o arquivo remessa, vá no menu superior Banco e clique em Remessas.

Nesta tela clique no botão verde + Gerar Remessa para... e selecione a carteira.

A partir daí, nosso sistema irá processar a remessa. Clique no botão Retornar e verifique na página das remessas se a situação da remessa já está em azul (processado). Estando processada, clique em Ver Remessa.

Atente-se para o fato de já existir uma remessa anterior em sua conta. Essa é referente ao boleto de homologação que geramos automaticamente quando você cadastrou sua carteira de cobrança. Ignore-a e baixe apenas a remessa gerada por você neste momento. Ela será a primeira da lista.

Com a remessa processada clique em Download.

Agora basta juntar os PDFs dos boletos e o arquivo remessa baixados em seu computador e enviá-los ao seu gerente bancário.

Passo 4 - Aguardando retorno do banco

A partir disso, o banco vai avaliar formato e informações dos boletos e da remessa.

Se o banco retornar com alguma crítica, pedindo a alteração, encaminhe o e-mail para suporte@boletosimples.com.br com a mensagem enviada por eles. Assim vamos conseguir te orientar melhor.

Quando o banco retornar informando que está tudo certo com os arquivos, recomendamos ainda que você siga os passos abaixo para uma segunda conferência:

  1. Emita um novo boleto de R$1,00 e coloque seus dados como cliente;
  2. Gere uma nova remessa;
  3. Envie a remessa no sistema do banco para registrar o boleto;
  4. Aguarde cerca de 2 horas após o envio da remessa e pague esse boleto;
  5. No dia seguinte ao pagamento acesse o sistema do banco para baixar o arquivo retorno;
  6. Vá no Boleto Simples em Banco > Retornos e suba este arquivo;
  7. Vá em Cobrança > Boletos e verifique se o status deste boleto foi atualizado para Pago. Se sim, a sua conta foi homologada com sucesso. Se não, entre em contato conosco através do e-mail suporte@boletosimples.com.br.

Se você deseja automatizar o tráfego de remessa e retorno, clique aqui para saber como ativar.


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