Como homologar minha carteira de cobrança quando o gerente do banco solicita o envio de boletos e remessa para análise?

por Matheus Gonçalves

Em alguns casos, os bancos podem solicitar um processo mais detalhado de homologação, diferente daquele que realizamos logo após o seu cadastro no Boleto Simples..

Então, caso seu gerente solicite o envio de amostras de boletos e um arquivo remessa, basta proceder de acordo com os passos abaixo:

1. Tenha certeza de já ter criado a sua conta no Boleto Simples e cadastrado sua Carteira de Cobrança. Para isso basta seguir até o passo 12 deste tutorial.

2. Quando chegar até o passo 12 do tutorial acima, você estará nesta tela:

homolog.PNG

Neste momento envie um email para suporte@boletosimples.com.br solicitando a liberação de sua conta para a emissão de boletos e remessa de homologação com o banco.

3. Após o nosso time de suporte informar que sua conta está liberada, ao acessá-la novamente você verá a seguinte tela:

homolog2.PNG

Basta agora clicar no botão Crie o seu primeiro boleto.

A opção de geração de boleto também pode ser encontrada no menu superior em Criar  > Boleto.

4. A tela de criação de boleto é apresentada abaixo:

homolog5.png

Crie então a quantidade de amostras de boletos pedida pelo seu banco.

Dicas! 1. Crie todos os boletos com o mesmo valor e data de vencimento e 2. Nos dados do cliente insira Boleto Simples, que já é um cliente cadastrado por padrão e todos os dados serão preenchidos sem você precisar preenchê-los novamente.

5. Após emitir todos os boletos você precisará baixá-los. Para isso basta ir no menu superior em Acessar > Boletos e nesta página clicar no botão azul Ver Boleto.

6. Ao acessar a página do boleto, vá em Links do Boleto e depois em Baixar em PDF. Faça isso para todos os boletos que você emitiu.

7. Agora vamos gerar o arquivo remessa. Vá no menu superior em Acessar > Remessas.

Nesta tela clique em Gerar Remessa no menu superior, isso fará com que um arquivo remessa seja gerado com todos esses boletos que você acabou de emitir.

Após a remessa ser gerada, clique no botão azul da Ver Remessa.

Atente-se para o fato de já existir uma remessa anterior em sua conta. Essa é referente ao boleto de homologação que geramos automaticamente quando você cadastrou sua carteira de cobrança. Ignore-a e baixe apenas a remessa gerada por você neste momento. Ela será a primeira da lista.

8. Ao entrar na página da remessa, clique no botão Download localizado no local indicado na imagem abaixo.

9. Agora basta juntar os PDFs dos boletos e o Arquivo Remessa para enviá-los ao seu banco.

Com isso eles irão avaliar se o Boleto Simples está gerando seus boletos conforme o padrão estabelecido por eles e se você cadastrou corretamente os dados de sua carteira de cobrança.

Avise também ao seu gerente que o Boleto Simples trabalha com os arquivos de remessa e retorno no formato CNAB400. Veja mais detalhes sobre isso aqui.

10. Se o banco te retornar com alguma crítica, pedindo a alteração de algo, envie um e-mail para suporte@boletosimples.com.br com a mensagem enviada por eles. Assim conseguiremos te orientar melhor.

11. Quando o banco te retornar informando que a carteira foi homologada, recomendamos ainda que você siga os passos abaixo para uma segunda conferência:

  1. Emita um novo boleto de valor baixo (R$1, por exemplo);
  2. Gere a sua remessa;
  3. Envie a remessa no sistema do banco para registrar o boleto;
  4. Pague esse boleto de valor baixo;
  5. No dia seguinte ao pagamento acesse o sistema do banco para baixar o arquivo retorno;
  6. Vá no Boleto Simples em Acessar > Retornos e suba este arquivo;
  7. Vá em Acessar > Boletos e verifique se o status deste boleto foi atualizado para Pago. Se sim, a sua conta foi homologada com sucesso. Se não, entre em contato conosco através do e-mail suporte@boletosimples.com.br.

12. Agora você já pode emitir boletos normalmente.

Se você não quiser ficar enviando o arquivo remessa para o banco todos os dias em que emitir boletos, conheça aqui o nosso serviço de conexão online


Como você avalia esse artigo?