Como integrar a emissão de boletos registrados com outras ferramentas usando o Zapier?

Atualizado 3 months ago por Matheus Gonçalves

O Zapier é um serviço online para conectar aplicativos e automatizar tarefas. O Boleto Simples está no Zapier e isso quer dizer que você pode integrar com mais de 500 aplicativos disponíveis.

Começando a usar o Zapier

Para criar uma conta no Zapier, siga os seguintes passos:

  1. Acesse https://zapier.com/sign-up/
  2. Preencha seu Primeiro Nome (First Name), Último Nome (Last Name), Email e Senha (Password)
  3. Clique em Sign Up
  4. Na tela seguinte, clique no “x" no canto superior direito
  5. Clique em No, thanks

Pronto! Agora você pode criar Zaps para criar automatizações entre o Boleto Simples e o outras aplicações, como Gmail, Google Docs, Slack e muitos outros

O Zapier é baseado nos Zaps, que são configurações de integração entre dois sistemas. O primeiro sistema é o que gera um evento (trigger) e o segundo sistema é onde uma ação é executada (action).  O sistema que gera o evento ele chama de Trigger App e o sistema onde a ação é executada ele chama de Action App.

Exemplo de Integração

Um possível Zap que você pode criar é quando um boleto é gerado, salvar o PDF em uma pasta no Dropbox automaticamente.

Nesse caso o evento é "Boleto Gerado" que acontece no Boleto Simples e a ação é "Salvar PDF". Siga os passos abaixo para criar esse Zap:

Clique em Make a Zap! no canto superior direito da tela.

Na primeira parte, você deve configurar o Trigger App, que é aplicativo que vai ser o gatilho para gerar a ação automatizada. Neste caso, o Trigger App é o Boleto Simples.

Em seguida, você deve escolher o gatilho (trigger), que no nosso caso é o Boleto Gerado.

Agora, você deve conectar sua conta do Boleto Simples ao Zapier. Clique em Connect an Account. Uma tela do Boleto Simples vai abrir para você realizar o login e autorizar a conexão da conta.

Na última fase do aplicativo gatilho, Pull in Samples, o Zapier vai requisitar um teste com um dos boletos já gerados. Selecione um boleto e clique em Continue.

Agora é a hora de configurar o aplicativo de ação, ou seja, aquele aplicativo que vai executar uma ação automática após o gatilho. No nosso caso, este aplicativo é o Dropbox.

Em seguida, selecione a ação que o Dropbox vai executar, como Upload File, para que o Dropbox realize um upload do PDF do boleto.

Estando logado na sua conta do Dropbox, o Zapier vai pedir acesso à ela para poder automatizar essa ação. Clique em Permitir ou realize o login antes, caso não esteja logado. 

No próximo passo, você deve informar em qual pasta do Dropbox o arquivo deve ser salvo (Folder) e qual arquivo que você gostaria de salvar (File), que neste caso é o Bank Billet em PDF.

Com a amostra que você escolheu no fim do primeiro passo, você deve realizar um teste agora. Clique em Send Test to Dropbox.

Aparecendo a mensagem abaixo, significa que o teste deu certo!

Clique em Finish, dê um nome para o seu Zap e ligue ele deixando-o ON.

Pronto! Seu Zap já está funcionando.

Conheça outros Zaps que é possível criar com o Boleto Simples: Quais automatizações com o Boleto Simples consigo criar no Zapier?

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