Como integrar a emissão de boletos registrados com outras ferramentas usando o Zapier?
O Zapier é um serviço online para conectar aplicativos e automatizar tarefas. O Boleto Simples está no Zapier e isso quer dizer que você pode integrar com mais de 500 aplicativos disponíveis.
Começando a usar o Zapier
Para criar uma conta no Zapier, siga os seguintes passos:
- Acesse https://zapier.com/sign-up/
- Preencha seu Primeiro Nome (First Name), Último Nome (Last Name), Email e Senha (Password)
- Clique em Sign Up
- Na tela seguinte, clique no “x" no canto superior direito
- Clique em No, thanks
Pronto! Agora você pode criar Zaps para criar automatizações entre o Boleto Simples e o outras aplicações, como Gmail, Google Docs, Slack e muitos outros
Exemplo de Integração
Um possível Zap que você pode criar é quando um boleto é gerado, salvar o PDF em uma pasta no Dropbox automaticamente.
Nesse caso o evento é "Boleto Gerado" que acontece no Boleto Simples e a ação é "Salvar PDF". Siga os passos abaixo para criar esse Zap:
Clique em Make a Zap! no canto superior direito da tela.

Na primeira parte, você deve configurar o Trigger App, que é aplicativo que vai ser o gatilho para gerar a ação automatizada. Neste caso, o Trigger App é o Boleto Simples.

Em seguida, você deve escolher o gatilho (trigger), que no nosso caso é o Boleto Gerado.

Agora, você deve conectar sua conta do Boleto Simples ao Zapier. Clique em Connect an Account. Uma tela do Boleto Simples vai abrir para você realizar o login e autorizar a conexão da conta.

Na última fase do aplicativo gatilho, Pull in Samples, o Zapier vai requisitar um teste com um dos boletos já gerados. Selecione um boleto e clique em Continue.

Agora é a hora de configurar o aplicativo de ação, ou seja, aquele aplicativo que vai executar uma ação automática após o gatilho. No nosso caso, este aplicativo é o Dropbox.

Em seguida, selecione a ação que o Dropbox vai executar, como Upload File, para que o Dropbox realize um upload do PDF do boleto.

Estando logado na sua conta do Dropbox, o Zapier vai pedir acesso à ela para poder automatizar essa ação. Clique em Permitir ou realize o login antes, caso não esteja logado.

No próximo passo, você deve informar em qual pasta do Dropbox o arquivo deve ser salvo (Folder) e qual arquivo que você gostaria de salvar (File), que neste caso é o Bank Billet em PDF.

Com a amostra que você escolheu no fim do primeiro passo, você deve realizar um teste agora. Clique em Send Test to Dropbox.

Aparecendo a mensagem abaixo, significa que o teste deu certo!

Clique em Finish, dê um nome para o seu Zap e ligue ele deixando-o ON.

Pronto! Seu Zap já está funcionando.