O que são e como funcionam os arquivos de remessa e retorno?
Os arquivos Remessa e Retorno são utilizados para a troca de informações entre o Boleto Simples e o seu banco. A troca destes arquivos entre os sistemas permite que as informações de emissão, registro, pagamento, vencimento e outras estejam sempre sincronizadas e atualizadas.
O Boleto Simples trabalha com arquivos Remessa e Retorno, majoritariamente, no formato CNAB400 e possui suporte para o formato CNAB240 para alguns bancos. Esses formatos foram definidos pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
A troca desses arquivos entre o Boleto Simples e o seu banco, para registro dos boletos, pode ser realizada de duas formas:
I. Manual
Caso você opte por realizar a troca de forma manual, sempre que emitir um novo boleto no Boleto Simples você deverá gerar um arquivo Remessa, fazer download desse arquivo e anexá-lo no local apropriado em seu Internet Banking. Caso não encontre o referido local em seu Internet Banking, entre em contato com o atendimento do seu banco.
Além disso, sempre que precisar verificar se houve alguma atualização no status do boleto, como pagamento, é necessário que você baixe o arquivo Retorno no Internet Banking e anexe-o no Boleto Simples. Desta forma os sistemas estarão sincronizados.
Veja a seguir como enviar o seu arquivo de remessa a alguns dos principais bancos:
II. Automática (conexão online):
Caso você opte pela troca automática dos arquivos Remessa e Retorno todo este processo será feito diretamente pelo nosso sistema, sem nenhuma intervenção manual.
Para habilitar este recurso é necessário que você tenha um plano contratado com o Boleto Simples e, após, gere uma Carta de Autorização dentro de sua conta e entregue-a ao seu gerente bancário, nos autorizando a trocar estes arquivos em seu nome. Clique para ver o passo a passo de como gerar a carta.