Como personalizar e criar eventos para as notificações?

Atualizado 2 months ago por Matheus Gonçalves

Com o Boleto Simples, você tem o poder de criar e enviar notificações automáticas por e-mail e SMS aos seus clientes, como enviar o boleto para pagamento assim que registrado, lembrá-lo do pagamento dias antes do vencimento e cobrá-lo após o vencimento.

Para que seja possível o envio de notificações, você deve ter uma conta de e-mail configurada, conforme demonstrado neste artigo: Como configurar meu e-mail no Boleto Simples?

O evento é um gatilho para o disparo de notificações, ou seja, a notificação será enviada quando o evento selecionado acontecer. Vamos supor que você criou uma notificação e o evento selecionado foi "Boleto registrado". Toda a vez que um boleto receber a confirmação de registro, um e-mail ou SMS será enviado ao respectivo cliente, considerando a carteira e as tags selecionadas na criação da notificação.

Você pode criar notificações utilizando eventos pré-configurados pelo Boleto Simples ou pode criar seus próprios eventos, definindo as datas exatas de quando eles serão enviados, como explicamos abaixo:

Passo 1 - Acessando os Eventos Customizados

Para acessar a funcionalidade de personalização de eventos, clique em Régua de Cobrança e Eventos Customizados.

Nessa tela você consegue visualizar todos os eventos já criados. Caso não tenha criado nenhum evento, clique em Cadastre seu primeiro evento customizado!

Passo 2 - Selecionado e criando eventos

A personalização possibilita que você crie novos eventos baseado em quatro acontecimentos com o boleto: Criação, Registro, Vencimento e Pagamento. E também baseado na situação dele: Aberto, Cancelado, Pago e Vencido.

No nosso exemplo, vamos supor que queremos enviar o boleto ao cliente 3 dias antes do vencimento. Neste caso deve-se preencher o formulário de criação selecionando o "Campo data" como Vencimento. Em "Dias" insiro o número -3, este número deverá estar acompanhando do sinal negativo ( - ), já que se dá 3 dias antes do vencimento. Selecione a "Situação" dele como Aberto, para que a notificação não seja disparada mesmo depois de ele ser pago ou se vier a ser cancelado, por exemplo. Por último, Na "Descrição" insiro o nome do evento para reconhece-lo na hora de criar a notificação, neste caso 3 dias antes do vencimento.

Para finalizar clique em Adicionar Evento Customizado.

Se desejar que uma notificação seja enviada independentemente da Situação do boleto, basta deixar o campo em questão em branco.
A contagem de dias considera dias corridos, incluindo feriados e finais de semana.

Apenas criar o evento não vai fazer com que as notificações sejam enviadas ao seu cliente 3 dias antes do vencimento. Para isso, você deverá criar uma nova notificação.

Passo 3 - Criando uma notificação

No menu Régua de Cobrança, selecione E-mails ou SMS, a depender do canal de notificação que você deseja fazer o envio, em seguida clique em Notificações. Nessa tela você consegue visualizar todas as notificações já criadas pela sua conta. Se você nunca criou uma notificação clique em Cadastre sua primeira notificação! Caso já tenha criado, clique em Nova Notificação.

No momento de selecionar o evento, procure o que você criou, no nosso exemplo seria "Régua de Cobrança: 3 dias antes do vencimento".

A seguir você deve preencher o restante das informações necessárias para criar a notificação

- Como enviar notificações automáticas por e-mail?

- Como ativar o disparo automático de SMS?


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