Como personalizar e criar eventos para as notificações?

Atualizado 1 month ago por Matheus Gonçalves

Com o Boleto Simples, você tem o poder de criar e enviar notificações automáticas por e-mail aos seus clientes, como enviar o boleto para pagamento assim que gerado, lembrá-lo do pagamento dias antes do vencimento e cobrá-lo após o vencimento.

Para que seja possível o envio de notificações, você deve ter uma conta de e-mail configurada, conforme demonstrado neste artigo: Como configurar meu e-mail no Boleto Simples?

O evento é um gatilho para o disparo de notificações, ou seja, a notificação será enviada quando o evento selecionado acontecer. Vamos supor que você criou uma notificação e o evento selecionado foi "Boleto gerado". Toda a vez que um boleto for gerado, um e-mail será enviado ao respectivo cliente, considerando a carteira e as tags selecionadas na criação da notificação.

Você pode criar notificações utilizando eventos pré-configurados pelo Boleto Simples ou pode criar seus próprios eventos, definindo as datas exatas de quando eles serão enviados, como explicamos abaixo:

Passo 1 - Acessando os Eventos Customizados

Para acessar a funcionalidade de personalização de eventos, clique em Acessar e Ajustes da Conta.

No menu à esquerda, selecione a opção Eventos Customizados. Nessa tela você consegue visualizar todos os eventos já criados. Caso não tenha criado nenhum evento, clique em Cadastre seu primeiro evento customizado!

Passo 2 - Selecionado e criando eventos

A personalização possibilita que você crie novos eventos baseado em quatro acontecimentos com o boleto: Criação, Registro, Vencimento e Pagamento.

No nosso exemplo, vamos supor que queremos enviar o boleto ao cliente 3 dias antes do vencimento. Neste caso devo preencher o formulário de criação selecionando o "Campo data" como Vencimento. Em "Dias" insiro o número -3, este número deverá estar acompanhando do sinal negativo ( - ) já que se dá 3 dias antes do vencimento. E na "Descrição" insiro o nome do evento para reconhece-lo na hora de criar a notificação, neste caso 3 dias antes do vencimento.

A contagem de dias considera dias corridos, incluindo feriados e finais de semana

Para finalizar clique em Adicionar Evento Customizado. Apenas criar o evento não vai fazer com que as notificações sejam enviadas ao seu cliente 3 dias antes do vencimento. Para isso, você deverá criar uma nova notificação.

Passo 3 - Criando uma notificação

No menu Acessar, clique em Envio de E-mail. Nessa tela você consegue visualizar todas as notificações já criadas pela sua conta. Se você nunca criou uma notificação clique em Cadastre sua primeira notificação! Caso já tenha criado, clique no menu Ações e, em seguida, Nova Notificação.

Selecione o template de e-mail e a carteira que essa notificação será utilizada, você pode deixar o campo "Carteira" em branco para enviar para todos os casos. Quando for selecionar o evento, procure pelo o que você criou no passo anterior. No nosso caso é o "3 dias antes do vencimento".

Em seguida, você deve incluir o assunto e a mensagem do seu e-mail. Para saber mais detalhes de como criar notificações leia este artigo: Como enviar notificações automáticas por e-mail?

Deixe o botão "Ativo?" com o tick e adicione as tags na parte dos filtros, se quiser enviar as notificações apenas aos clientes com boletos etiquetados com as tags que desejar. Para finalizar clique em Adicionar Notificação.


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