Como criar e homologar a minha conta no Boleto Simples?

Atualizado 1 week ago por Matheus Gonçalves

Para emitir seus boletos através do nosso sistema, você deve criar uma conta no nosso site, cadastrar os seus dados ou da sua empresa e cadastrar sua carteira de cobrança.

Passo 1 - Acessando o Boleto Simples

Para começar, você deve acessar o nosso site, digitar seu email e clicar em TESTE POR 14 DIAS.

Você também pode clicar aqui e cadastrar o seu e-mail.

Passo 2 - Confirmando o seu e-mail

Logo após o cadastro do seu e-mail, enviaremos um e-mail para você através do endereço suporte@boletosimples.com.br, onde você deve clicar em Confirmar meu Email.

bs1.PNG
Caso você não tenha encontrado o e-mail, procure na sua caixa de SPAM. Se mesmo assim não encontrar, clique aqui e insira o seu e-mail para que a confirmação seja reenviada.

Agora que você confirmou o seu e-mail, você deve escolher uma senha.


Passo 3 - Cadastrando os seus dados ou da sua empresa 

A partir de agora, você deve cadastrar os seus dados ou da sua empresa. Escolha se o seu perfil no Boleto Simples será de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Caso opte pelo perfil de Pessoa Física, você deverá preencher o formulário como o exibido abaixo.

bs4.PNG


Caso opte pelo perfil de Pessoa Jurídica, o formulário de cadastro será este outro.

bs5.png

Passo 4 - Cadastrando e validando o seu telefone

Informe o número de um celular ou de um telefone fixo que esteja próximo de você. 

Caso você tenha informado um celular, você receberá uma mensagem SMS com um código de verificação. Se foi um telefone fixo, receberá o código de validação através de uma ligação.

Caso você não tenha recebido a nossa ligação ou mensagem SMS. Nos envie um e-mail para suporte@boletosimples.com.br, nos informando o e-mail da conta para realizarmos a validação manualmente.

Passo 5 - Cadastrando sua Carteira de Cobrança

A Carteira de Cobrança é um serviço contratado junto ao seu banco, para você poder gerar boletos bancários. Através dela é feita a identificação dos pagamentos e estes são creditados direto na sua conta bancária.

Então, neste momento é necessário que você já possua uma Carteira de Cobrança contratada e tenha acesso ao seu número. Clique no botão verde Cadastrar a primeira carteira de cobrança.

bs8.PNG

Selecione o banco no qual você possui a Carteira de Cobrança contratada. 

bs9.PNG

Cada banco possui características específicas em suas Carteiras de Cobrança. Esta etapa é muito importante e você deve preenchê-la com cuidado, sempre lendo as instruções de ajuda. Veja aqui quais dados são necessários para cadastrar a sua Carteira de Cobrança.

Caso tenha qualquer dúvida sobre os dados de sua carteira, entre em contato com o seu gerente bancário. Mas se a dúvida for relacionada ao Boleto Simples nos envie um e-mail para suporte@boletosimples.com.br
bs10.PNG

Após cadastrar todos os dados solicitados, leia atentamente as orientações da tela final, marque os 3 boxes informando ter ciência dos próximos passos e clique em Prosseguir com a Homologação.


Passo 6 - Homologando sua Carteira de Cobrança

Agora você deverá baixar o arquivo de remessa para enviá-lo através do seu internet banking. Clique no botão amarelo Baixar o Arquivo Remessa e salve o arquivo no seu computador. Caso não tenha encontrado onde baixar o arquivo, clique aqui.

Com o arquivo baixado no seu computador, você deve subir ele no seu internet banking. Para saber como fazer isso, consulte este artigo: Como enviar o arquivo de remessa ao banco?

Sempre que houver geração de boletos em sua conta é necessário que você realize o registro dos boletos. Isso é feito com o envio do arquivo de forma manual ou automática ou através do acesso ao Web Service do banco. Saiba mais: O que são e como funcionam os arquivos de remessa e retorno?

Com o arquivo de remessa enviado ao banco, você deve seguir por um dos dois caminhos abaixo:

  1. Verifique dentro do seu internet banking as informações sobre a remessa enviada e encontre o valor de um boleto que está nessa remessa. Retorne ao Boleto Simples, clique em Finalizar Homologação e digite o valor correspondente OU
  2. Aguarde um dia útil, acesse o seu internet banking e gere um arquivo de retorno. Faça o download desse arquivo e nos envie através do e-mail: suporte@boletosimples.com.br. Vamos revisar o arquivo de retorno e verificar se as informações correspondem às cadastradas.

Finalizando um dois dois caminhos acima, você já terá acesso completo ao sistema do Boleto Simples e poderá começar a emitir, enviar e acompanhar os status dos seus boletos, tudo isso online e na mesma plataforma. Veja aqui como emitir seu primeiro boleto.


Como você avalia esse artigo?