O que fazer se eu não recebi o valor do boleto de homologação da minha carteira de cobrança?

Atualizado 3 months ago por Matheus Gonçalves

Se você está na fase de homologação e já se passaram dois dias úteis que que você foi notificado do pagamento do boleto e ainda não conseguiu identificar o crédito na sua conta, verifique abaixo o que pode ter acontecido:

Você não enviou o Arquivo Remessa referente ao boleto de homologação

    Todo boleto gerado em uma carteira de cobrança registrada precisa ser notificado ao banco através de um Arquivo Remessa baixado no Boleto Simples e anexado no local apropriado em seu internet banking, inclusive o boleto de homologação. 

    Caso você não tenha relizado esse procedimento, o seu banco pode ter recusado o recebimento do boleto de homologação.

    Entre em contato com o seu gerente e explique a situação. Caso ele tenha recusado o recebimento, exclua a carteira cadastrada e cadastre ela novamente, realizando todas as etapas do processo corretamente.

    Caso após cadastrar sua carteira de cobrança o botão para baixar o arquivo remessa não seja exibido imediatamente na tela, recarregue-a que ele aparecerá.

    Os seus dados cadastrais estão incorretos

    Revise todos os dados referentes à sua carteira. Se um único dado estiver errado, o valor pago do boleto de homologação não vai ter caído na sua conta. Para realizar a alteração das informações da sua carteira, você deve excluir ela seguindo este passo a passo.

    Se todos os dados estiverem corretos, verifique, também, com o seu banco se os dados que você possui não são divergentes dos cadastrados no banco.

    Você deve conferir se cadastrou corretamente todos os dados em sua conta no Boleto Simples. Se sim, verifique o próximo passo. Se não, exclua a carteira com os dados errados e cadastre-a corretamente. 

    A sua carteira de cobrança não está homologada ou não está ativa em seu banco

    Se você já emitia boletos com carteira de cobrança cadastrada é muito improvável que isso ocorra, mas caso seja a primeira vez em que irá utilizá-la, pode ser que o seu gerente tenha esquecido de realizar algum passo para homologação ou ativação de sua carteira.

    Entre em contato com seu gerente bancário e confirme com ele se sua carteira de cobrança está homologada e ativa. Em alguns casos ele pode solicitar exemplos de boletos e arquivos remessa gerados pelo sistema. Se for este o caso, siga o passo a passo deste outro artigo.

    Você está cadastrando uma carteira de cobrança exclusiva para uso interno nos sistemas do banco

    Esse caso é comum quando você já emite boletos utilizando o sistema próprio do banco e tenta utilizar os mesmos dados desta carteira para cadastrar no Boleto Simples.

    Existem algumas Carteiras de Cobrança que são para uso exclusivo nos sistemas internos do banco. Então, mesmo que você já emita boletos com ela, você não conseguirá fazê-la funcionar em um sistema externo sem a liberação do seu gerente.

    Entre em contato com seu gerente bancário e confirme com ele quais são os dados corretos de sua carteira para emissão de boletos em sistemas externos.

    Estando estes 4 itens acima verificados não existe motivo para o não recebimento do boleto de homologação.


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