Como configurar valores de multa, juros e desconto no boleto?

por Rafael Lima

Quando um boleto é gerado, existem três fatores que podem alterar o valor dele: a multa, os juros e o desconto. Veja como funciona cada um deles e entenda a melhor forma de fazer essa configuração ao emitir seus boletos.

Multa

A multa é a taxa que será cobrada ao cliente no caso de atraso do pagamento do boleto. Ela é fixa, ou seja, não aumenta de acordo com a quantidade de dias passados desde o vencimento. É assim: venceu, pagou.

No Boleto Simples, você pode escolher opções de configuração de multa: sem multa (isento), por porcentagem ou por valor. Clique em Tipos de Multa para escolher uma das opções.

 

Multa_1.png

Sem multa (isento)

Nenhuma taxa fixa será somada ao boleto quando ele for pago depois do vencimento.

 

Multa_1.2.PNG

Multa por porcentagem

O valor da taxa cobrada após o vencimento dependerá do valor do próprio boleto. Por lei, o valor máximo da multa cobrada é de 2% do valor total do boleto.

Após escolher a opção Tipo de Multa, você deve incluir a Porcentagem da Multa ao lado.

Multa_2.PNG

Multa por valor

Escolhendo a opção de Multa por valor, a taxa não dependerá do valor do boleto. A regra exige apenas que esse valor apenas não ultrapasse os 2% do valor inicial do documento.
Você pode cobrar, por exemplo, uma multa de R$2,00 para todos os boletos com valor de R$100,00 ou mais.

Após escolher essa opção no menu Tipo de Multa, você deve incluir o Valor da Multa ao lado.

 

Multa_3.PNG

Juros

Os juros também são uma taxa que aumenta o valor do boleto quando ele é pago após o seu vencimento. Ao contrário da multa, os juros são calculados com base no número de dias de atraso. Quanto maior o atraso, maiores os juros.

Segundo a lei, o valor máximo da taxa de juros sobre o boleto é de 1% ao mês. Isso significa uma taxa de 0,033% por dia que se passar desde o vencimento.

Para configurar os juros do seu boleto, você pode escolher uma das opções no menu Tipo de Juro.


Juros_1.png

Não se aplica: escolha essa opção caso não queira incluir taxas de juros no seu boleto. Nesse caso, não haverá uma taxa diária cobrada por dia de atraso do pagamento.

Porcentagem diária após um dia corrido: escolha uma porcentagem de até 0,033% por dia, e o cálculo contará todos os dias corridos desde o vencimento.

Valor diário após um dia corrido: escolha um valor fixo em reais, que não ultrapasse 0,033% do valor do boleto. O cálculo contará todos os dias corridos desde o vencimento.

Porcentagem diária após um dia útil: escolha uma porcentagem de até 0,033% por dia, e o cálculo começará depois de um dia útil do vencimento.

Valor diário após um dia útil: escolha um valor fixo em reais, que não ultrapasse 0,033% do valor do boleto. O cálculo começará depois de um dia útil do vencimento.

Porcentagem mensal após um dia corrido: escolha uma porcentagem de até 1% ao mês, e o cálculo contará todos os dias corridos desde o vencimento.

Porcentagem mensal após um dia útil: escolha uma porcentagem de até 1% ao mês. O cálculo começará depois de um dia útil do vencimento.

Preencha o campo que aparecer logo abaixo do Tipo de Juro, de acordo com a opção escolhida. Insira a porcentagem ou do valor dos Juros, de acordo com as explicações acima.

Juros_2.PNG
Dica! A opção de Valor Diário é útil principalmente em boletos de valor muito alto. O valor dos Juros ficará mais claro com essa configuração, sempre obedecendo o máximo mensal de 1% do valor do boleto.

Desconto

O Desconto, ao contrário da Multa e dos Juros, é um mecanismo que vai diminuir o valor do boleto caso ele seja pago antes de uma data determinada. Isso pode ser usado nas suas negociações para incentivar o consumidor a pagar o quanto antes.

Você pode oferecer um valor fixo de desconto ou um desconto percentual com base no valor do boleto. Ao gerar um boleto, você deve escolher uma das opções disponíveis no menu Tipo de desconto.

 

Desconto_1.png

Sem desconto

Escolha essa opção caso não queira oferecer nenhum tipo de desconto ao cliente.

 

Desconto_2.PNG

Por valor

Nessa opção, você determina um valor fixo para o desconto.

Determine a Data limite para o desconto: o cliente que fizer o pagamento até essa data terá o valor descontado no pagamento.

Ao lado, defina o valor fixo do desconto que você deseja dar.

Desconto_3.PNG

Por porcentagem

Nessa opção, você determina a porcentagem do valor total que será descontada.

Escolha a Data limite para o desconto: o cliente que fizer o pagamento até essa data terá o valor descontado no pagamento.

Ao lado, inclua a porcentagem do valor total que você deseja dar de desconto para o cliente.

Desconto_4.PNG

Não há qualquer tipo de limitação para o desconto, então use-o da forma mais conveniente para os seus negócios.

Complete os campos restantes necessários para a emissão do boleto. Se precisar de ajuda, veja neste artigo um passo-a-passo completo de como gerar um boleto no Boleto Simples.

Como você avalia esse artigo?