Como integrar minha loja da Shopify?
A Shopify é uma plataforma de e-commerce na qual você pode criar sua própria loja virtual totalmente hospedada com domínio personalizado.
Para melhorar as suas vendas é possível integrar a sua loja da Shopify ao Boleto Simples e oferecer aos seus clientes a opção de pagamento por boleto, automatizando todo o processo.
Veja abaixo como fazer isso (ou se preferir, assista este vídeo):
Logado na Shopify, entre na Home da sua loja para cadastrar o Boleto como uma opção de pagamento. No menu lateral, clique em Settings e depois em Payments.


Desça até a área de Manual Payments. No primeiro campo, selecione a opção Create custom payment method. Logo abaixo, dê o nome para esse novo método: escreva Boleto Bancário, com as iniciais maiúsculas e acento. Se estiver escrito de outra forma, a integração não irá funcionar.

Em Additional details, você pode escrever uma mensagem que aparecerá para o seu cliente antes de ele optar pelo método de pagamento por boleto. E em Payment instructions, coloque uma mensagem que será exibida após a finalização da compra. Elas podem ser iguais ou não, depende do que você quer informar ao seu cliente. Por exemplo, aqui colocamos "Você receberá o boleto por e-mail" como exemplo em ambos os campos.
Depois, clique no botão Activate para ativar esse modo de pagamento na sua loja.

Agora o Boleto Bancário já aparecerá como uma forma de pagamento:

Continuando a configuração da integração, clique em Notifications e, no final da página que abrir, clique no botão Create Webhook.


Uma caixa como essa irá abrir. No campo Event, selecione a opção Order creation. E ao lado, em Format, a opção JSON.

No campo URL você colocará um endereço no seguinte formato: https://shopify.boletosimples.com.br/[token]/[id-carteira]/[tag]
E os valores entre colchetes serão substituídos pelos valores correspondentes da sua conta do Boleto Simples.
O [id-carteira] e a [tag] são opcionais.
O [id-carteira] é usando quando você possue mais de uma carteira de cobrança e deseja escolher por qual o boleto será gerado. O [tag] é para você passar uma tag que será aplicada no boleto.
Vamos ignorá-lo por enquanto.
Para copiar o seu Token do Boleto Simples, acesse: https://boletosimples.com.br/conta/api/tokens
Essa sequência de números e letras é o seu Token. Clique no botão para copiá-lo.

Voltando para a Shopify, digite no campo URL o endereço https://shopify.boletosimples.com.br/ e cole o Token no final do endereço.
A URL vai ficar algo como https://shopify.boletosimples.com.br/faa43fe4591fa6f921420525fe4a0b2aca338dacb3195310150e88a0dfa71d52
Clique no botão Save Webhook.

Repita o processo criando um novo Webhook, sendo que dessa vez em Event, selecione a opção Order cancellation.
Você deverá terminar com 2 webhooks configurados.

Se você fosse usar o ID da carteira e a tag, a URL ficaria algo como: http://shopify.boletosimples.com.br/faa43fe4591fa6f921420525fe4a0b2aca338dacb3195310150e88a0dfa71d52/2314/shopify
Agora, é preciso habilitar o cadastro de CPF do cliente para a compra por boleto, já que esse campo não é um campo padrão na Shopify. No menu Settings, clique em Checkout. Configure o campo Company Name como Required, ou seja, torne essa informação obrigatória para o cadastro. Depois, clique no botão Save.

No menu lateral, acesse a Online Store.

Clique em Themes e no botão Customize Theme.

Na lateral esquerda, clique nos três pontinhos e em Edit Languages.

No canto direito da tela que abrir, clique nos três pontinhos (...) e em Checkout & system.

Procure na página os campos relativos a Company, que estão selecionados abaixo. À direita de cada um deles, digite CPF. Clique em Salvar.

Pronto! Os seus clientes já podem optar pelo pegamento em boleto e vão informar o CPF na compra.
Precisamos agora configurar o sentido contrário. Quando um boleto for pago ou cancelado, o Shopify precisa ser informado para atualizar a ordem de compra.
Para fazer isso vamos cadastrar um novo webhook no Boleto Simples. Acesse: https://boletosimples.com.br/conta/api/webhooks/novo
No campo Endereço para o Payload (URL) você irá colocar o endereço no seguinte formato: https://shopify.boletosimples.com.br/update-order/[shop-name]/[api_key]/[password]
Para pegar gerar uma API Key, acesse sua conta do Shopify, clique em Apps e depois em Manage private apps.

Clique em Create new private app.

Na próxima tela, em Private app name digite Integração com o Boleto Simples e na Área Admin API onde tem escrito Orders, transactions and fullfillments, selectione Read and write. Para finalizar clique em Save.

Na próxima tela você terá acesso à API Key e Password que deverão ser usadas para completar o endereço do Webhook.

Retornando para o Boleto Simples, o Endereço para o Payload vai ficar algo como: https://shopify.boletosimples.com.br/update-order/minhaloja/4138a136852babd8478eb7ac61956c19/ab039422c64443e5a6edec71ed02659d
Selecione os eventos Boleto foi pago e Boleto cancelado e clique em Salvar Webhook.

Pronto! Agora quando um boleto for pago, a ordem de compra no Shopify será atualizada e toda vez que um boleto for cancelado, a ordem de compra será cancelada.
Envio Automático de e-mail
Agora só falta você configurar no Boleto Simples o envio automático de e-mail com o link do boleto para o cliente.
No Boleto Simples, abra o menu Acessar e clique em Envio de E-mail.

Clique no botão para cadastrar uma notificação.
Agora, configure as informações para o e-mail que será enviado. Em Modelo de E-mail, você pode deixar a opção Usar o modelo padrão ou utilizar um modelo criado por você.
No campo abaixo, selecione o evento Boleto gerado, para que o e-mail seja enviado assim que um boleto for gerado.
No campo Remetente, coloque o endereço de e-mail que você quer que apareça como remetente. Lembre-se que é possível que o cliente responda para esse endereço caso tenha alguma dúvida ou precise entrar em contato com você.
O campo E-mail do Destinatário você não deve preencher, pois ele será automaticamente preenchido com o e-mail do cliente cadastrado na Shopify.
Preencha o Assunto da forma como preferir, informando do que se trata o email.

O próximo passo é escrever a mensagem do e-mail. Você pode escrever um e-mail que tenha a cara da sua empresa, adicionando imagens se quiser. Ou pode optar por algo mais direto, simplesmente enviando o link do boleto.
É muito importante inserir o link do boleto no email para o cliente poder acessá-lo: clique em Variáveis e selecione Endereço (URL).

Abaixo do campo da mensagem, selecione se deseja ou não anexar o PDF e o arquivo de imagem do boleto.
Selecione o campo Ativo para ativar esse e-mail automático e clique em Adicionar Notificação para salvar.

Temos também a opção de utilizar o campo Meta, onde você pode colocar uma variável como ID de compra, tipo de produto, número de ordem e por aí vai.
Para que o Shopify envie dados no campo Meta você deve preencher desta maneira: {"shopify":true,"order_id":1234,"order_number":0001}. Sendo esses números, apenas exemplos.
Temos um artigo sobre o Meta: https://suporte.boletosimples.com.br/article/pdy0pgcfgm-o-que-o-campo-meta-da-api.
Pronto, agora a integração entre Shopify e Boleto Simples está completa e pronta para funcionar!
Utilize um outro e-mail para fazer o teste e, caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com o nosso suporte: suporte@boletosimples.com.br.