Como integrar minha loja da Shopify?

Atualizado 4 months ago por Rafael Lima

A Shopify é uma plataforma de e-commerce na qual você pode criar sua própria loja virtual totalmente hospedada com domínio personalizado. 

Para melhorar as suas vendas é possível integrar a sua loja da Shopify ao Boleto Simples e oferecer aos seus clientes a opção de pagamento por boleto, automatizando todo o processo.

Veja abaixo como fazer isso (ou se preferir, assista este vídeo):

Para realizar o passo a passo abaixo é necessário que você tenha conta no Boleto Simples e na Shopify.

Logado na Shopify, entre na Home da sua loja para cadastrar o Boleto como uma opção de pagamento. No menu lateral, clique em Settings e depois em Payments

08081.png

08082.png

Desça até a área de Manual Payments. No primeiro campo, selecione a opção Create custom payment method. Logo abaixo, dê o nome para esse novo método: escreva Boleto Bancário, com as iniciais maiúsculas e acento. Se estiver escrito de outra forma, a integração não irá funcionar. 

08083.png

Em Additional details, você pode escrever uma mensagem que aparecerá para o seu cliente antes de ele optar pelo método de pagamento por boleto. E em Payment instructions, coloque uma mensagem que será exibida após a finalização da compra. Elas podem ser iguais ou não, depende do que você quer informar ao seu cliente. Por exemplo, aqui colocamos "Você receberá o boleto por e-mail" como exemplo em ambos os campos.

Depois, clique no botão Activate para ativar esse modo de pagamento na sua loja. 

08084.png

Agora o Boleto Bancário já aparecerá como uma forma de pagamento:

08085.png

Continuando a configuração da integração, clique em Notifications e, no final da página que abrir, clique no botão Create Webhook

08086.png

08087.png

Uma caixa como essa irá abrir. No campo Event, selecione a opção Order creation. E ao lado, em Format, a opção JSON.

08088.png

No campo URL você colocará um endereço no seguinte formato: https://shopify.boletosimples.com.br/[token]/[id-carteira]/[tag]

E os valores entre colchetes serão substituídos pelos valores correspondentes da sua conta do Boleto Simples.

O [id-carteira] e a [tag] são opcionais.

O [id-carteira] é usando quando você possue mais de uma carteira de cobrança e deseja escolher por qual o boleto será gerado. O [tag] é para você passar uma tag que será aplicada no boleto.

Vamos ignorá-lo por enquanto.

Para copiar o seu Token do Boleto Simples, acesse: https://boletosimples.com.br/conta/api/tokens 

Essa sequência de números e letras é o seu Token. Clique no botão para copiá-lo.

080810.png

Voltando para a Shopify, digite no campo URL o endereço https://shopify.boletosimples.com.br/ e cole o Token no final do endereço.

A URL vai ficar algo como https://shopify.boletosimples.com.br/faa43fe4591fa6f921420525fe4a0b2aca338dacb3195310150e88a0dfa71d52

Clique no botão Save Webhook.

080811.png

Repita o processo criando um novo Webhook, sendo que dessa vez em Event, selecione a opção Order cancellation.

Você deverá terminar com 2 webhooks configurados.

BoletoSimples___Notifications___Shopify.png

Se você fosse usar o ID da carteira e a tag, a URL ficaria algo como: http://shopify.boletosimples.com.br/faa43fe4591fa6f921420525fe4a0b2aca338dacb3195310150e88a0dfa71d52/2314/shopify

Agora, é preciso habilitar o cadastro de CPF do cliente para a compra por boleto, já que esse campo não é um campo padrão na Shopify. No menu Settings, clique em Checkout. Configure o campo Company Name como Required, ou seja, torne essa informação obrigatória para o cadastro. Depois, clique no botão Save.

080813.png

No menu lateral, acesse a Online Store

080814.png


Clique em Themes e no botão Customize Theme.

080815.png

Na lateral esquerda, clique nos três pontinhos e em Edit Languages.

080816.png

No canto direito da tela que abrir, clique nos três pontinhos (...) e em Checkout & system.

080817.png

Procure na página os campos relativos a Company, que estão selecionados abaixo. À direita de cada um deles, digite CPF. Clique em Salvar.

080818.png

Pronto! Os seus clientes já podem optar pelo pegamento em boleto e vão informar o CPF na compra.

Precisamos agora configurar o sentido contrário. Quando um boleto for pago ou cancelado, o Shopify precisa ser informado para atualizar a ordem de compra.

Para fazer isso vamos cadastrar um novo webhook no Boleto Simples. Acesse: https://boletosimples.com.br/conta/api/webhooks/novo

No campo Endereço para o Payload (URL) você irá colocar o endereço no seguinte formato: https://shopify.boletosimples.com.br/update-order/[shop-name]/[api_key]/[password]

Os valores entre colchetes serão substituídos pelos valores correspondentes da sua conta do Shopify. O Shop Name é o nome usado no endereço de acesso ao Shopify. Se o seu enderço for https://minhaloja.myshopify.com substitua [shop-name] por minhaloja.

Para pegar gerar uma API Key, acesse sua conta do Shopify, clique em Apps e depois em Manage private apps

BoletoSimples___Apps___Shopify.png

Clique em Create new private app.

BoletoSimples___Apps___Private_apps___Shopify.png

Na próxima tela, em Private app name digite Integração com o Boleto Simples e na Área Admin API onde tem escrito Orders, transactions and fullfillments, selectione Read and write. Para finalizar clique em Save.

BoletoSimples___Private_apps___New___Shopify.png

Na próxima tela você terá acesso à API Key e Password que deverão ser usadas para completar o endereço do Webhook.

BoletoSimples___Create_private_app___Integrac_a_o_com_o_Boleto_Simples___Shopify.png

Retornando para o Boleto Simples, o Endereço para o Payload vai ficar algo como: https://shopify.boletosimples.com.br/update-order/minhaloja/4138a136852babd8478eb7ac61956c19/ab039422c64443e5a6edec71ed02659d 

Selecione os eventos Boleto foi pago e Boleto cancelado e clique em Salvar Webhook.

Novo_Webhook_-_Boleto_Simples.png

Pronto! Agora quando um boleto for pago, a ordem de compra no Shopify será atualizada e toda vez que um boleto for cancelado, a ordem de compra será cancelada.

Envio Automático de e-mail

Agora só falta você configurar no Boleto Simples o envio automático de e-mail com o link do boleto para o cliente.

No Boleto Simples, abra o menu Acessar e clique em Envio de E-mail.

080819.png

Clique no botão para cadastrar uma notificação.

Agora, configure as informações para o e-mail que será enviado. Em Modelo de E-mail, você pode deixar a opção Usar o modelo padrão ou utilizar um modelo criado por você.

No campo abaixo, selecione o evento Boleto gerado, para que o e-mail seja enviado assim que um boleto for gerado. 

No campo Remetente, coloque o endereço de e-mail que você quer que apareça como remetente. Lembre-se que é possível que o cliente responda para esse endereço caso tenha alguma dúvida ou precise entrar em contato com você. 

O campo E-mail do Destinatário você não deve preencher, pois ele será automaticamente preenchido com o e-mail do cliente cadastrado na Shopify.

Preencha o Assunto da forma como preferir, informando do que se trata o email.

080821.png

O próximo passo é escrever a mensagem do e-mail. Você pode escrever um e-mail que tenha a cara da sua empresa, adicionando imagens se quiser. Ou pode optar por algo mais direto, simplesmente enviando o link do boleto. 

É muito importante inserir o link do boleto no email para o cliente poder acessá-lo: clique em Variáveis e selecione Endereço (URL).

080822.png
 Você também pode personalizar com outras Tags, como por exemplo o nome do cliente.

Abaixo do campo da mensagem, selecione se deseja ou não anexar o PDF e o arquivo de imagem do boleto.

Selecione o campo Ativo para ativar esse e-mail automático e clique em Adicionar Notificação para salvar.

080823.png

Temos também a opção de utilizar o campo Meta, onde você pode colocar uma variável como ID de compra, tipo de produto, número de ordem e por aí  vai.

Para que o Shopify envie dados no campo Meta você deve preencher desta maneira: {"shopify":true,"order_id":1234,"order_number":0001}. Sendo esses números, apenas exemplos.

Temos um artigo sobre o Meta: https://suporte.boletosimples.com.br/article/pdy0pgcfgm-o-que-o-campo-meta-da-api.


Pronto, agora a integração entre Shopify e Boleto Simples está completa e pronta para funcionar! 

Se você for fazer um teste de compra na sua loja virtual para verificar o funcionamento da integração, você não poderá usar o mesmo e-mail cadastrado como dono da conta no Boleto Simples, já que não é possível gerar um boleto para você mesmo na plataforma.

Utilize um outro e-mail para fazer o teste e, caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com o nosso suporte: suporte@boletosimples.com.br.  


Como você avalia esse artigo?